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Dados do Processo
FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES
Paraguai
MAGISTER EN CIENCIAS DE LA EDUCATION
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2016
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
EDUCAÇÃO
29/08/2019
24/10/2019
Deferido Sem Complementação
A solicitação de equivalência de diploma de Mestre em Educação foi analisada e a documentação apresentada foi considerada formalmente adequada, correta e confiável pela comissão avaliadora. A pesquisa realizada é um estudo que buscou ¿compreender a influência da afetividade na relação professor aluno no processo de ensino e aprendizagem escolar na disciplina de matemática¿. Buscou, ainda, ¿identificar as influências de uma relação afetiva entre professor e estudante nas aulas de matemática, reconhecer os pontos positivos e negativos de uma prática pedagógica desenvolvida com uma relação afetiva entre professor e estudante nas aulas de matemática¿. Por fim, pretendeu ¿contribuir para uma prática pedagógica que fomente a qualidade do ensino aprendizagem de matemática¿. Foi realizada uma pesquisa participante com uso de questionário aplicado a 11 docentes de ensino fundamental e médio da rede pública, da disciplina de matemática em três municípios do sudoeste da Bahia. Os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente. Os resultados apontaram que ¿os professores entrevistados da pesquisa reconhecem a importância da afetividade no ensino de matemática para uma aprendizagem significativa¿. O autor concluiu que ¿a formação de professores precisa ser voltada não apenas para o cognitivo, mas também para fatores afetivos e emocionais¿. Parecer Final: a Comissão Julgadora avalia que a solicitação merece ser atendida, visto que a dissertação aborda uma temática relevante para a área da Educação, no que se refere às reflexões sobre a afetividade na educação matemática. O trabalho apresenta condições aceitáveis quanto aos fundamentos teóricos básicos e método utilizado. Os dados coletados estão bem organizados e sua discussão, embora pudesse ser ampliada, é consistente e bem fundamentada. Assim sendo, a dissertação de mestrado atende às exigências para a obtenção do título de Mestre em Educação, nos parâmetros exigidos pela legislação brasileira e pela Univás.