Carregando! Aguarde...
Dados do Processo
FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES
Paraguai
MAGÍSTER EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2016
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
EDUCAÇÃO
23/04/2019
23/08/2019
Deferido Sem Complementação
A dissertação original foi apresentada na Facultad Interamericana de Ciencias Sociales, na Cidade de Asunción - Paraguay. Trata-se de Instituição reconhecida. A autora obteve o título de Mestre em Ciências da Educação. A dissertação recebeu o título de: O livro didático em debate: um novo olhar para esse instrumento referencial básico de trabalho do professor de língua materna, na linha de pesquisa Currículo, Ensino e Aprendizagem (CEA). A pesquisa realizada é um estudo para analisar criticamente o livro didático de português, especificamente o do sexto ano, à luz da concepção sociointeracionista da linguagem, colocando em discussão questões sobre a teoria e o método do ensino da língua portuguesa. Foram analisados sete livros didáticos de língua portuguesa adotados em escolas públicas estaduais, municipais e particulares, na década de 1996 a 2006, na cidade de Planalto ¿ Bahia, os quais foram selecionados pela autora. No processo de análise, primeiramente, a autora seguiu os critérios no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de escolha de um bom livro didático. Em seguida, ela apresentou as concepções de ensino da língua portuguesa presentes nas obras escolhidas, enfatizando as propostas de leitura, escrita e análise linguística trazidas pelas obras. Os resultados levaram a autora a considerar que o instrumento referencial básico de trabalho do professor no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental é o livro didático. Nesse sentido, sua conclusão é que é preciso preparar o professor oferecendo perspectivas de ação e guiá-lo na transformação de sua prática pedagógica para a utilização adequada desse tipo de livro. Parecer Final: a Comissão Julgadora avalia que a solicitação merece ser atendida, visto que o trabalho apresenta relevância para a área e alimenta novas discussões, tendo requisitos mínimos exigidos para a obtenção do título de Mestre em Educação que é concedido pelo Mestrado Acadêmico em Educação da UNIVÁS.