Carregando! Aguarde...
Dados do Processo
UNIVERSIDAD EUROPEA DEL ATLANTICO
Espanha
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2020
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
26/05/2021
15/10/2021
Deferido Sem Complementação
O Curso tem similaridade .O projeto de pesquisa intitulado : Educação como forma de enriquecimento ambiental¿ foi desenvolvido em uma escola particular na cidade de São Paulo no bairro da Zona Leste, atingindo crianças do Jardim III com idades entre 5 e 6 anos. O problema de pesquisa apresentado foi .Como conscientizar crianças sobre Educação Ambiental (EA) a partir de situações práticas como os dejetos dos animais que não são recolhidos pelos donos das calçadas no entorno da escola? A partir da pergunta o estudo buscou promover situações de ensino e de aprendizagem, para o desenvolvimento de competências relacionadas aos eixos pedagógicos e as áreas do conhecimento descrito no plano de curso do município, tais como: Linguagem Oral e Escrita, Movimento, Música, Mundo Físico e Social, Autonomia e Conhecimento de Si e do Mundo. O objetivo da pesquisa foi estimular a Educação Ambiental e a conscientização sobre o tema de forma permanente, considerando a aplicação dos eixos temáticos pertinentes às idades, atuação da escola e comunidade juntas nesse processo. O estudo foi construído através da prática e da observação realizada pelas crianças em contato com o entorno da escola, que permitiram a exploração das questões ambientais através da ação e observação, manipulação, experimentação, descobertas, compartilhamento de informações e mudança de hábitos. Foi trabalhado também o cuidado com os animais, sua posse consciente e o meio que cerca a criança, nos espaços escolares e fora dele. A autora parte do pressuposto que ensino lúdico possibilita muito mais desenvolvimento para as crianças, pois elas encontram prazer e satisfação durante a atividade, o que permitiu o desenvolvimento da temática das formas de preservação e sustentabilidade. No aspecto curricular, o presente estudo mostrou-se como uma abordagem interdisciplinar, a internalização de conhecimentos, a mudança de comportamento,a introdução do conceito e do comportamento como cidadãos críticos e responsáveis !