Contextualização e Análise
A Comissão elaborou o parecer à luz da Resolução CEPE nº 019/2017 da Universidade de Pernambuco, que estabelece as normas referentes ao reconhecimento de diplomas stricto sensu expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior, e considerando a documentação constante na Plataforma Carolina Bori.
Aspectos relacionados ao registro, ao funcionamento, à acreditação e à autoavaliação do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Universidade do Minho constam no parecer. Também foram informadas compatibilidade de carga horária, de linha de pesquisa e de exigências para a defesa de Tese com o Programa de Pos-Graduacao em Biologia Celular e Molecular Aplicada do Instituto de Ciencias Biologicas da Universidade de Pernambuco.
Por fim, o parecer da Comissão pontuou a necessidade de inclusão dos seguintes dados: Comprovacao de presenca nas unidades curriculares cursadas (ata das aulas, registros do passaporte, comprovante de reserva de hotel ou residencia temporaria) e Breve descricao da forma de avaliacao das unidades curriculares, de maneira que seja comparavel a forma de avaliacao mais comum no Brasil, fornecendo subsidios para a realizacao de uma melhor avaliacao pela comissao.
CONCLUSÃO:
A solicitacao de complementacao documental descrita pela Relatoria e Comissao de Experts foi cumprida integralmente pelo requerente, e por fim a Camara de pos-Graduacao Pesquisa e Inovacao da UPE em reuniao extraordinária feita em 14/07/2021 decidiu pelo deferimento total do pedido de reconhecimento em lide.