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Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado
Janeiro a Junho / 2019
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
EDUCAÇÃO
06/04/2022
07/07/2022
Indeferido
Em análise à solicitação de reconhecimento de Diploma de Doutorado: 1) a articulação teórica e o aprofundamento necessário para justificar científica e academicamente o tema, não foi suficientemente tratado na dissertação apresentada. 2) Com relação à qualidade da pesquisa, observamos que há fragilidades no que corresponde à estruturação metodológica pela ausência de clareza na definição do problema de pesquisa, objetivos e definição do percurso metodológico (faltou aprofundamento em estudos sobre a Pesquisa em Educação, questão que se mostra incipiente em relação às exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Observou-se que a fragilidade metodológica também se revelou na ausência de análise dos dados que são apresentados, mas não discutidos ou cotejados à teoria, como é requerido de uma pesquisa em nível de mestrado. 3) Também se verificou que não foi trazida uma construção teórica com necessária profundidade, de modo a sustentar a temática. Há muitas incoerências no texto, fragilidades conceituais já superadas nas discussões mais atuais sobre a Educação Especial, um campo de pesquisa profícuo. O autor não traz uma discussão teórica embasada e muitos de seus posicionamentos são apresentados sem referência teórica, caracterizando senso comum. Apresenta como marco temporal a Declaração de Salamanca (1994), entretanto justifica alguns conceitos com literatura anterior à declaração, não demonstrando articulação teórica necessária. Autores de diferentes bases epistemológicas são apresentados sem o esforço de diferenciá-los, ou colocá-los em diálogo, trazidos como se falassem a mesma coisa, de maneira desarticulada e descontextualizada. 4) Em termos estruturais, o texto apresenta problemas em relação à escrita e deveria ser submetido à correção. A composição dos capítulos em muitos subitens contendo dois parágrafos cada, sem autores com os quais dialogar sobre o assunto, precarizou a organização textual.