CONSIDERANDO que a carga horária das disciplinas, dos seminários e orientação são equivalentes à de nosso programa; que o trabalho final de curso foi uma dissertação que traz análise do processo de utilização de estratégias de aprendizagem cooperativa, implementados por professores de matemática no seu trabalho diário na Escola Técnica Estadual Professor Marcos Uchôas dos Santos Penchel situada na cidade de Cachoeira Paulista/SP; que o aporte teórico corresponde ao nosso programa; que o estudo foi feito por amostragem a partir do grupo de professores da Área de Ciências da Natureza e Matemática, em um total de 11, representando 32,35% dos docentes; que toda pesquisa esteve embasada no aspecto metodológico da perspectiva sócio cognitiva; que os dados apresentados em gráficos e tabelas, a partir de entrevistas e observação, foram avaliados quantitativa e qualitativamente; que os métodos de ensino foram medidos e avaliados através de questionários e fichas de monitoramento preenchidos por professores de matemática; que as considerações finais são pertinentes quanto a não utilização pela maioria dos docentes de estratégias metodológicas apropriadas levando em conta as características do aluno, apresentando como resultado o baixo desempenho dos alunos e evasão; que ao final é sugerido um extenso questionário que pode ser considerado um produto a ser aplicado nas escolas para melhoria do ensino de Matemática; DECIDIMOS aprovar o reconhecimento de diploma do candidato por entender que a dissertação de mestrado do mesmo equivale à de nosso programa tanto no que concerne à sua estrutura quanto no que concerne ao conteúdo que tem como foco a análise da problemática que diz respeito ao Ensino Médio