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Dados do Processo
FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES
Paraguai
MAESTRÍA EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2016
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
EDUCAÇÃO
25/05/2018
30/10/2018
Deferido Sem Complementação
O Mestrado cursado é em Ciências da Educação em estabelecimento de Ensino Superior reconhecido pelo Estado Paraguaio e autorizado nos termos da lei. O grau obtido é de mestre em Ciências da Educação, em 11 de dezembro de 2016, junto a banca de professores doutores. A dissertação recebeu o título: O desenvolvimento desigual na rede do Polo Petrolina/Juazeiro: um estudo das Políticas Públicas Educacionais e seus rebatimentos no mercado de trabalho. Trata-se de uma investigação que propõe analisar como as Políticas Públicas na Educação refletem nas condições do mercado de trabalho do centro dinâmico RIDE que é a região integrada de desenvolvimento econômico pelo Polo Petrolina/Juazeiro. A Pesquisa de caráter exploratória tem a finalidade de esclarecer o estágio atual do tema abordado com vistas a torná-lo mais explícito. Os caráteres exploratórios referem-se às investigações empíricas, tendo como objetivo formular questões ou problemas, ou seja, aumentar a familiaridade do pesquisador com o ambiente, fatos, ou fenômenos afim de permitir a realização de pesquisas mais precisas, assim como elucidar conceitos. Foram utilizadas as seguintes técnicas qualitativas: a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Para o aporte à Educação utilizou-se o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Educação- IDHM que considera a escolaridade da população adulta e o fluxo escolar da população jovem. Constatou-se no Polo melhores condições educacionais em relação aos demais municípios, mas defasado quando comparados aos dados do Brasil. O percentual de pessoas ocupadas no mercado de trabalho, com Ensino Superior completo está aquém da média nacional. Atribui-se, entretanto, os resultados melhores do Polo às Políticas de fomento à Educação para atender a demanda por mão de obra qualificada requerida pelo processo de desenvolvimento da microrregião. Conclui-se que a dissertação está qualificada e é equivalente aos trabalhos produzidos no Mestrado em Educação da UNIVÁS.