: O trabalho visa fazer uma pesquisa teórica e de campo sobre o status da
Orientação Educacional na rede municipal de Vilhena ¿ RO. A autora faz uma
pesquisa histórica desde seu surgimento até os dias atuais e busca investigar por
meio de documentos do estado de Rondônia a situação atual do orientador
educacional no estado em particular na cidade de Vilhena. Para conhecer a
realidade dos orientadores educacionais foi feita uma pesquisa de campo com
gerentes pedagógicos da SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Vilhena),
diretores escolares, supervisores escolares e orientadores educacionais, num total
de 10 sujeitos. Embora a pesquisadora afirme ter feito uma pesquisa quantitativa,
o tipo de pesquisa assumida foi um estudo de caso com o uso de questionários,
registros e entrevistas semiestruturadas, o que se configura, na realidade, como
uma pesquisa qualitativa. Em suas conclusões a pesquisadora ressalta a
importância do OE, que ultrapassa o trabalho com problemas de aprendizagem, e
abrange diversas atribuições que envolve todo o contexto escolar, familiar e social.
Embora a pesquisa apresente alguns problemas relativos à análise de dados, que é
superficial, e não é do tipo estudo de caso, como afirmado, o estudo bibliográfico é
muito interessante e traz documentos importantes do estado que nos oferecem
uma visão histórica e abrangente de como foi a implantação da orientação
educacional no estado. O trabalho tem similaridades com o tipo de pesquisa e
temática desenvolvido no MP Práticas Docentes no Ensino Fundamental.