Com base em indicadores de há milhões de brasileiros com distúrbios na aprendizagem e muitos não conseguem nem mesmo concluir o fundamental, pois não conseguem desenvolver a linguagem escrita e leitura, a pesquisa busca investigar aprofundar (sic) os conhecimentos a respeito de alunos no ensino médio com dislexia, que estão indo para a fase adulta. Porém no resumo os objetivos apontados são diferentes, pois a autora inclui alunos da graduação além dos de ensino médio. Em outro ponto do trabalho 4. Marco analítico a pela pesquisadora foi Como alunos com dislexia podem desenvolver seu processo de ensino aprendizagem no E.E. Coronel Horta. A pesquisa não responde ao problema e as perguntas específicas, que vêm junto com problema, não são retomadas mais à frente, pois serão realizadas outras perguntas dirigidas somente aos professores, embora a pesquisadora afirme que realizou ¿entrevistas e conversas com os alunos, professores e equipe gestora. Com relação ao TCLE, cujo texto encontra-se nos anexos, não fica claro para o professor participante que este participará de uma pesquisa sobre dislexia. Segundo a pesquisadora, constam no mesmo 15 perguntas ¿cujo objetivo é colher dados relativos às facilidades e dificuldades de aprendizagem no ensino médio¿. Já nas perguntas, várias se referem aos problemas de dislexia. Também não consta nenhuma indicação de que a pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da instituição. Além dos vários problemas expostos, não houve, ainda, a não promoção da integridade da pesquisa, conforme a Resolução nº 466, de 12/12/2012. O parecer é pelo indeferimento.