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Dados do Processo
CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
Estados Unidos
MASTER OF SCIENCE OF EDUCATION
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2019
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
22/10/2021
20/11/2021
Deferido Sem Complementação
A dissertação desenvolvida ressalta a Educação Ambiental (EA) no Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho. A pesquisa foi realizada do no ano de 2012 até 2019, problematizando a importância da EA na Escola de forma interdisciplinar no ensino fundamental, na construção da formação do aluno cidadão crítico e como a pode abranger sua eficácia na conscientização ambiental na sua realidade local. A Escola pesquisada está localizada no Parque dos Manguezais, região inserida no estuário da Bacia do Pina, onde 90,40% dos alunos residem, caracterizando-se como uma Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPA) e patrimônio da Marinha do Brasil, sendo atravessado pelos rios Tejipió, Pina e Jordão, contemplando águas provenientes do braço sul do rio Capibaribe. Destaca-se por ser uma das maiores áreas de mangue em zona urbana do Brasil e um dos últimos resquícios desse ecossistema na cidade do Recife. Embora essa área possa contribuir fortemente no controle das marés e na diminuição da ocorrência de enchentes nas épocas de chuvas fortes, é uma região que alaga durante as chuvas, devido a carência em infraestrutura urbana com problemas relacionados ao descarte e coleta de resíduos sólidos. Para trabalhar as referidas questões, indagou-se a seguinte questão: De que forma trabalhar a EA na Escola Municipal Oswaldo Lima Filho, analisando o PPP, com contribuição do conteúdo existente nos Parâmetros Curriculares? A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, por meio de questionários semiestruturados para a alunos e professores. A pesquisadora fez um bom levantamento dos principais problemas ambientais presentes na escola, analisou-os de forma criteriosa e, por fim, apontou os principais pontos a serem resolvidos na escola no que tange a uma educação ambiental adequada para a mudança de mentalidade da comunidade escolar. A dissertação é coerente com as que são desenvolvidas em nosso programa e possui um referencial teórico compatível ! Parecer pela aprovação !