A dissertação teve como objetivo refletir sobre a Prova Brasil e o ensino da Língua Portuguesa e investigar possíveis razões para a diferença de notas alcançadas em duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Olinda. Trata-se de um estudo qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa investiga duas escolas do ensino fundamental que obtiveram na Prova Brasil 2015 a maior (4.9) e a menor (2.9) nota. Foram realizadas entrevistas semiestruturadascom os professores com o objetivo de conhecer a prática na docência, bem como a relação desta com a Prova Brasil, as impressões deles obre essa avaliação e se seus resultados interferiram nas ações pedagógicas da escola. Os gestores das escolas também foram entrevistados, sendo que o objetivo da pesquisadora foi o de conhecer suas percepções sobre a Prova Brasil. Em suas análises a pesquisadora aponta que uma das gestoras das escolas levaem consideração os resultados da Prova Brasil e que estes interferiram e orientaram o trabalho desenvolvido pela escola durante o ano letivo, pois, através desses destes resultados, ¿é possível construir ações para obtermos respostas concretas da execução das mesmas¿. Um dos objetivos específicos do trabalho pedagógico desencadeado pela gestora foi o de desenvolver ações a partir dos resultados da Prova Brasil para melhorar o ensino da Língua Portuguesa. Já para a segunda gestora o fato de os resultados da Prova Brasil não chegarem em tempo hábil para o desenvolvimento de um processo pedagógico coerente com os problemas detectados na formação dos alunos é um fator negativo.A pesquisadora afirma que segundo as professoras participantes da pesquisa a maneira como a Prova Brasil é formulada, aplicada e os resultados são apresentados, auxilia a comunidade escolar a estabelecer metas e implantar ações pedagógicas e administrativas visando melhorar a qualidade do ensino O escopo dessa pesquisa dialoga com com as pesquisas que desenvolvemos em nosso mestrado. Parecer pela Aprovação