Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é analisar o potencial de envolvimento que as histórias exercem sobre as crianças da pré-escola, consideradas em termos escolares participantes da primeira infância, para o desenvolvimento do hábito da leitura. Embora, não esteja presente nem na introdução e nem nos objetivos, a pesquisadora fez uma pesquisa de campo a partir de um questionário semiestruturado com 13 professores da educação infantil da EM Maria dos Remédios Carmona Milan, na cidade de Praia Grande ¿ SP. O problema da pesquisa (é possível os professores contribuírem para resolver o fenômeno da formação do hábito de Leitura, para que o mesmo se torne parte integrante da vida do aluno?) mostra-se descolado do objetivo geral e de um dos objetivos específicos, que é pessoal e não de pesquisa acadêmica (inserir as histórias, no processo de ensino aprendizagem, já na primeira infância, como um processo contínuo para se formar leitores proficientes). Apesar desses problemas metodológicos, a pesquisadora realiza uma boa pesquisa teórica sobre leitura em geral, focando bastante sobre os dados do PISA para mostrar os problemas dessa área no Brasil, e sobre a leitura na educação infantil. A pesquisa de campo,
embora aligeirada, também traz alguns dados importantes para uma reflexão sobre o trabalho com a leitura realizada com os alunos da escola estudada. As considerações finais não apontam conclusivamente nem para o problema apontado nem para os objetivos; apenas elencam alguma observações esparsas detectadas pela pesquisadora ao realizar a pesquisa, que poderiam ser melhor estudadas ao longo do trabalho. Embora a dissertação apresente todos os problemas elencados, o objeto de pesquisa, o referencial teórico estudado, o tipo de pesquisa produzido, especialmente no que se refere à pesquisa de campo, são coerentes com os objetos de pesquisa e metodologias realizadas em nosso mestrado. O Parecer é pelo Deferimento Total !