Analisando a documentação apresentada pelo pleiteante á luz da legislação vigente bem como dos critérios para concessão de título de doutor em Engenharia Civil exigidos no âmbito do Centro de Tecnologia da UFC, a Comissão verificou que:
a)A tese defendida pelo solicitante é uma tese da área de Engenharia Civil que aborda a utilização de bioprodutos inovadores em bioformulações de argamassas de cal aérea, para a otimização de algumas das suas características, e em biotratamentos realizados in situ, em tijolos expostos em parede, e em laboratório em corpos-de-prova de tijolo cerâmico maciço e de argamassa de cal, para simular uma alvenaria de tijolo à vista e melhorar suas propriedades superficiais.
b) A Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal) é a melhor universidade pública portuguesa segundo o Times Higher Education World University Ranking 2022. A Universidade Nova foi também colocada no top 30 das melhores universidades europeias com menos de 50 anos, assumindo a 66.ª posição mundial. A título de comparação, a UFC está classificada na faixa que compreende as 501-600 melhores universidades e engenharias do mundo.
Por atender aos critérios de qualidade e pertinência da tese, qualificação dos orientadores e da universidade, somos de parecer favorável ao reconhecimento do título de Doutor em Engenharia Civil, mormente considerando que o mesmo atende a requisitos semelhantes aos que seriam necessários para a obtenção de um título de Doutor em Engenharia Civil do Centro de Tecnologia da UFC.