A pesquisa é sobre o absenteísmo docente nas 77 escolas públicas da rede estadual de ensino de São José dos Campos, visando buscar
respostas ao seguinte problema: ¿quais fatores contribuem para a ausência dos professores e em que medida a gestão organizacional das escolas foi impactada no ano de 2019, em decorrência destas faltas?¿. A autora é supervisora de ensino da região. Como supervisora de ensino, a autora observou que essa problemática tem causado grandes preocupações aos diretores das escolas, supervisores de
ensino e dirigente regional, fato que motivou a realização do estudo. A autora utilizou-se de uma abordagem mista, com instrumentos de pesquisa como planilhas Excel e formulário on-line, em que foram coletados dados secundários por meio de um mapeamento das faltas dos professores em 2019, evidenciando que licença-saúde foi o tipo de licença mais recorrente no ano de 2019. Quanto às faltas dia, constatou-se que ¿falta abonada¿ foi a mais requerida pelos docentes e, na sequência, faltas justificadas e injustificadas. Os dados da pesquisa realizada junto aos diretores das escolas revelaram que as ausências excessivas causaram prejuízos consideráveis à gestão organizacional das escolas e, segundo os gestores, os fatores que contribuem para o absenteísmo docente são: ¿questões de saúde¿, ¿legislações permissivas¿, ¿desvalorização profissional¿ e ¿acúmulo de cargo¿. A pesquisa realizada está em consonância com a linha de pesquisa 1 do Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, voltada à gestão educacional, e tem aderência com o tipo de pesquisa realizada pelo Programa. Ressalve-se, entretanto, que embora a pesquisa seja feita com seres humanos não há nenhum documento de aprovação pelas respectivas escolas pesquisadas e tampouco a aprovação do comitê de ética em pesquisa.