Carregando! Aguarde...
Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2018
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
23/03/2022
30/04/2022
Deferido Sem Complementação
Esse estudo foi realizado na A Escola Estadual, Sebastiana Lenir de Almeida localizada no bairro do Buritizal, região da periferia da cidade de Macapá no Estado do Amapá O estudo da dissertação intitulada ¿A Utilização do Lúdico no Ensino/aprendizagem de Matemática na Escola Estadual Sebastiana Lenir Almeida, Macapá, AP ¿ teve como objetivo refletir sobre a importância do uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Identificar na prática educativa dos professores nessa modalidade de ensino, os benefícios de uma metodologia que valoriza o lúdico como recurso mediador da aprendizagem. Para o estudo foi utilizada como procedimento metodológico a pesquisa quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário semi-aberto, aplicado a 10 professores que trabalham com essa modalidade educativa sob estudo. Em suas conclusões o estudo mostra que ao trabalhar com atividades lúdicas o aluno passa de um espectador a um ator ativo em seu processo de aprendizagem. Durante um jogo, o aluno se torna mais seguro, alerta e crítico, expressa seu pensamento e suas emoções, troca ideias com os outros e tira conclusões sem a interferência direta do professor. A pesquisa aponta, ainda, que é importante que o trabalho com jogos nas aulas de matemática tenha objetivos claros e definidos para que o aluno possa construir seu conhecimento através do pensamento lógico-matemático. O estudo destaca que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas, que são o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais. O pesquisador conclui que o trabalho possibilitou uma reflexão sobre a necessidade de uma metodologia mais dinâmica e interativa, com a finalidade de minimizar os problemas de aprendizagem no ensino da matemática, propiciando uma aprendizagem como atividade contínua, interessante e significativa. Parecer pela aprovação !