O texto dessa dissertação apresenta problemas teóricos bastante relevantes, problemas de escrita, análises aligeiradas aparentemente baseadas em senso comum e grande confusão em relação à compreensão da presença do lúdico no nível de ensino que a pesquisadora se propôs a investigar. Esta atribui a teóricos como Piaget falas confusas que demonstram fragilidade no entendimento do teórico, como pode ser observado no trecho destacado ¿as atividades pré-lúdicas ocorrem ao longo do nascimento da criança e visa uma substituição de papel onde é proporcionado um prazer, este na ausência da mãe. Dessa forma a criança perpassa por alguns estágios onde deixa evidente o prazer e o desprazer em algumas situações, onde elas comumente depositam seus desejos e ansiedades, buscando assim um prazer significativo (PIAGET, 1982)¿. O mesmo problema teórico acontece quando se propõe a analisar a questão lúdica a partir da psicanálise, atribuindo a Freud considerações confusas e sem sentido sobre a questão pesquisada. Este problema é perceptível ao longo do material apresentado com outros teóricos. Os problemas de compreensão dessa pesquisa começam com a apresentação dos objetivos da pesquisa, passam pelos conteúdos analisados pela autora e chegam até o final da dissertação, em que, de modo bastante confuso, a pesquisadora destaca que ¿Ao final da pesquisa os dados foram analisados e formulados as conclusões foram redigidas o texto definitivo, correspondente à tese do curso de Doutorado¿ ( p.56).
Para realizar esse trabalho a autora realizou entrevistas e aplicou questionário com questões abertas e fechadas com professores , coordenadores e com as famílias, aplicando o mesmo questionário às crianças da educação infantil na faixa etária de 4 a 6 anos, o que demonstra a fragilidade de compreensão dos cuidados com criança nessas faixas etárias. A pesquisadora parece desconhecer que para a legislação brasileira, com a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA), a criança é ci