A dissertação intitulada ¿APRENDENDO COM A ARTE VISUAL DE GUATAÇARA MONTEIRO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ¿teve como objetivo identificar a riqueza artística regional de Guataçara Monteiro, além de divulgar sua cultura pós-moderna, tendo como referência algumas obras do artista paraense e radicado no Vale do Paraíba, em Igaratá. O estudo buscou entender o que são e como podem ser identificadas as características da variação regionalista e social da obra de Guataçara na comunicação de um determinado grupo social. A pesquisadora propôs examinar certas relações entre o processo de produção e transformação do saber, realizado pelo sujeito cognitivo, e o processo de elaboração e reelaboração de um mundo construído por significações e sentidos, conduzido pelo sujeito discursivo. O artista Guataçara Monteiro recebe em seu ateliê escolas e grupos para oficinas e vivências rápidas, que buscam inserir desde cedo uma vivência e experimentação com as artes plásticas. A autora da pesquisa desenvolveu vários projetos com alunos Projeto Criatividade e Expressividade com alunos do 4º ano do EF, Projeto: Arte e Vida Com Guataçara com alunos do 5º anodo EF, Oficina 3 ¿ Trabalhando a natureza do bairro onde a escola se situa. A pesquisadoradefende que a materialização pela arte é o ato de colher, se aprimorar, experimentar. O trabalho desenvolvido a partir do tema de pesquisa propiciou odesenvolvimento de trabalho interdisciplinar com os alunos exercitando leitura, escrita, comunicação verbal e não verbal, tecnologia da informação e comunicação, trabalho em grupo, debates, críticas, reflexão sobre a ação, expressividade, criatividade, história, arte, língua portuguesa, ciências, meio-ambiente, interpretação, inferências, interação e relacionamentos, dar significados, reconstruir, analisar cores, figuras, formas. O trabalho é coerente com o Mestrado Profissional de Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Pela Aprovação !