Carregando! Aguarde...
×
Title
Message
Dados do Processo
Instituição de Ensino Estrangeira:
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
País da Instituição Estrangeira:
Estados Unidos
Título (conforme consta no diploma ou tradução juramentada):
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Grau Obtido:
Pós-Graduação - Mestrado
Semestre/Ano da Diplomação:
Janeiro a Junho / 2018
Instituição Brasileira Reconhecedora:
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
Curso Correspondente Ofertado pela IES Reconhecedora:
ENSINO
Data de Início do Processo:
29/04/2022
Data Final do Processo:
07/06/2022
Decisão Final:
Deferido Sem Complementação
Conteúdo Substantivo que Fundamentou a Decisão Final:
Trata-se de uma pesquisa de campo realizada pela autora da dissertação a partir de sua própria prática como coordenadora pedagógica na Unidade Municipal de Ensino Fundamental Ofélia Escobar no Município de Vila Velha ¿ ES. O tema da pesquisa foi o resgate da cultura local a fim de promover uma concepção de cultura como prática social, além de propiciar a integração dos alunos com as diversidades culturais. No caso da pesquisa este resgate está relacionado ao conhecimento e a prática da cultura das Bandas de Congo e o trabalho pedagógico interdisciplinar a partir da pesquisa realizada. O problema da pesquisa foi Como o Projeto Banda de Congo pode contribuir para a construção da identidade cultural e social do aluno? As bandas de congo participam de comemorações religiosas, carnaval entre outras apresentações culturais. O congo é considerado uma manifestação folclórica com som de tambores, cuícas e casacas ¿ instrumentos rudes confeccionados artesanalmente pelos que se dedicam a esse trabalho. Num primeiro momento a pesquisadora fez uma pesquisa bibliográfica sobre currículo, cultura e a importância do resgate cultural de manifestações artísticas como o da Banda de Congo. Num segundo momento fez uma pesquisa de campo com os professores e alunos participantes do Projeto Bandas de Congo desenvolvido na UE. Tanto a abordagem teórica como prática têm conexões com o trabalho de pesquisa desenvolvido no MP Práticas Docentes no Ensino Fundamental. O Parecer é pelo reconhecimento.
Voltar