A pesquisa apresentada com o título ¿Jogos no ensino da matemática para alunos surdos: o lúdico na sala de atendimento educacional especializado¿, foi realizada na Escola EMEF ¿Maria José Costa Moraes¿, localizada no bairro de São Pedro l, em Vitória no ES . O objetivo da pesquisa ,foi compreender a importância do lúdico na sala de Atendimento Educacional Especializado, priorizando o ensino da Matemática para alunos surdos, por meio do uso do jogo de Tangram, A pesquisa teve como proposta teórico-metodológica observar e narrar as vivências de alunos surdos na sala de Atendimento Educacional Especializado, enquanto utilizam o jogo de Tangram, A autora da pesquisa destaca que no caso do aluno surdo o professor deve considerar as suas características linguísticas, a forma como eles assimilam as ideias do mundo a sua volta e os seus aspectos culturais. A pesquisadora afirma que uso do Tangram, no ensino da Matemática, amplia os processos de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos, oportunizando um ensino de qualidade, com base concreta para internalização dos conteúdos, auxiliando os alunos surdos na abstração de conceitos matemáticos e no estímulo de raciocínio lógico. Observou durante a pesquisa como os alunos surdos se desenvolvem com atividades bem direcionadas utilizando os aspectos visuais dos conceitos matemáticos, observamos sinais de aprendizagem por parte dos alunos, os quais para apreenderam conceitos, fizeram questionamentos e definiram ¿ cada qual a seu tempo e modo ¿ percepções geométricas, além de perceber que para resolução das atividades, os aluno discutiam, e trocavam informações para a compreensão de novos conceitos. A pesquisadora destaca que o processo de relação promovido pelo grupo de alunos surdos somente foi possível a partir dos sinais previamente criados e/ou negociados, uma linguagem compartilhada que permitisse a comunicação e a explanação/discussão dos conceitos matemáticos. Parecer pela aprovação !