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Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2019
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
12/05/2022
07/06/2022
Deferido Sem Complementação
As classes multisseriadas são turmas constituídas por alunos de várias séries sob a responsabilidade de um único professor. Geralmente são destinados paralecionar nessas turmas professores que são considerados inaptos para atuar nasturmas das escolas da zona urbana. São docentes que, na maioria dos casos, nãotêm uma formação política e pedagógica para lidar com realidade domultisseriamento. Essa realidade ainda se agrava pela ausência ou pela ¿timidez¿ daspolíticas públicas destinadas para este contexto (MOURA, 2012). A pesquisadora aponta que o currículo imposto pelo estado não contempla a realidade da comunidade atendida. A pesquisa traz dados de um Brasil pouco conhecido, como o revelado pelo Censo Escolar de 2010 do INEP/MEC. De acordo com este, o país conta com 93.623 turmas multisseriadas no Ensino Fundamental e deste total 16.985 classes estão localizadas na Bahia, reunindo assim o maior número dessas turmas no país, sendo 18,14% (SOUZA; SANTOS, 2012). A pesquisa aponta que a educação quilombola,até se configurar como direito, foi negligenciada por muitos anos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica destacam que educação escolar direcionada paras que as comunidades quilombolas configura-se como um direito de acesso à educação, porém, na prática, ¿o histórico de desigualdades, violência e discriminações que recai sobre esses coletivos afeta a garantia do seu direito à educação, à saúde, ao trabalho e à terra¿ (BRASIL, 2013, p. 440), o que constitui, portanto, um impasse na efetivação de uma educação de qualidade a tais povos. A pesquisa é relevante por revelar a disparidade que existente no Brasil e tem coerência com a desenvolvida no MP Práticas Docentes no Ensino Fundamental.O Parecer final é pela aprovação.