As disciplinas cursadas e a carga horária do curso estão em conformidade com o programa de Mestrado Profissional da Unimes. A dissertação apresentada é resultado da análise da prática docente relacionada a afetividade na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da Rede municipal do Município de Joaquim Nabuco ¿ PE. A reflexão deste tema se estabelece na relação professor e estudante, em uma perspectiva dimensional afetiva, social, política, epistemológica e ética. Localizados em uma zona canavieira, os alunos que frequentam a EJA, em Joaquim Nabuco, são jovens e adultos que trazem em suas historicidades e no próprio corpo as marcas dos processos cotidianos de exclusão. São trabalhadores do campo que veem na educação a possibilidade de melhoria das condições de vida e de ingresso no mercado de trabalho. Foram entrevistados 4 professores com experiencia em EJA, além de estudantes. O conjunto de procedimentos observações, diário de campo e entrevistas permitiu compreender as complexidades que a afetividade vem ganhando na contemporaneidade- aspectos tensionados nas relações afetivas durante o desenvolvimento de práticas pedagógicas e docentes. O estudo aponta ainda as fragilidades que os cursos de formação de professores têm concernente às especificidades da EJA, bem como à formação continuada.