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Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2019
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
20/04/2022
07/06/2022
Deferido Sem Complementação
O estudo pretendeu, a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo, junto à Escola Kalunga III no município de Teresina ¿ Goiás realizar umapesquisa sobre a adaptação ou não do currículo nacional às necessidades locais, pois trata-se de uma escola rural. A pesquisa de campo foi realizada com 11 alunos de 1º ao 9º ano e com 03 professores que atuam com estes alunos nas turmas multisseriadas. Os resultados da pesquisam mostraram que apesar de haver a necessidade de adaptação do currículo à realidade local e à realidade da multisseriação, como é preconizado para a escola rural, os professores seguem um currículo já ¿pronto¿ da secretaria da educação de Goiás. A pesquisadora ressalta que, apesar disso, os professores realizam um trabalho próximo ao aluno e com sua comunidade, como se espera da escola rural. A pesquisadora, como conclusão, aponta tanto para a necessidade da formação de grupos de estudo por parte da direção, coordenação, tutor pedagógico e professores para propor mudanças e adaptações no currículo vigente, bem como a sensibilização da Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte - CRECE, para propor estudos direcionados à adaptação curricular, visando um currículo que contemple práticas educativas, bem como propor a elaboração de projetos interdisciplinares que envolvam a comunidades escolar e local para valorização da cultura e especificidades dos alunos quilombolas. O escopo do trabalho, bem como o tipo de pesquisa realizada têm coerência com aqueles desenvolvidos pelo MP Práticas Docentes no Ensino Fundamental. O parecer final é pelo reconhecimento !