As disciplinas cursadas e a carga horária do curso estão em conformidade com o programa de Mestrado Profissional da Unimes. O tema abordado na dissertação é o ensino de Língua Portuguesa na cultura digital a partir das práticas dos multiletramentos. A construção do trabalho se deu a partir de uma abordagem qualitativa e se desenvolveu por meio de narrativas docentes sobre práticas educativas no contexto da cultura digital e dos multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em escolas públicas da região da Baixada Santista/SP. Analisa o impacto causado pelas tecnologias digitais de informação e comunicação nos contextos sociais. Estuda as contribuições de Vygotsky (1991) sobre as interações sociais entre sujeitos por meio da linguagem, a influência da cultura digital na sociedade e na escola, apoiando-se nos estudos de Soares (1998 e 2016) sobre letramentos, os processos de multiletramentos na escola por Rojo (2010, 2012 e 2013) e Fofonca (2015 e 2019), refletindo sobre o novo papel do professor no contexto da cultura digital. A pesquisa desenvolveu-se a partir da revisão da literatura e narrativas de quatro educadoras de Língua Portuguesa, as quais compartilharam suas práticas educativas e dificuldades enfrentadas, via narrativas digitais.Os resultados da pesquisa apontam que as escolas públicas apresentam muitos desafios para a implantação de práticas educativas multiletradas. É uma dissertação satisfatoriamente compatível com o Programa de Mestrado Profissional da Unimes.