As disciplinas cursadas e a carga horária do curso estão em conformidade com o programa de Mestrado Profissional da Unimes assim como as referências teóricas utilizadas pelo autor ¿ entre eles Paulo Freire. A pesquisa procurou fazer a avaliação da diversidade de recursos metodológicos e sua aplicação na educação de jovens eadultos (EJA), na cidade de João Pessoa-PB.A dissertação está distribuída em 3 capítulos: 1. contexto evolutivo daEducação de Jovens e Adultos e o desenvolvimento do processo de ensino eaprendizagem na EJA; 2. métodos e técnicas deensino aplicado à EJA, a partir de um resgate histórico, levando em conta oconceito de Didática, desde Comenius, passando pela Escola Nova ou Renovada; 3. desafios do processo ensinoaprendizagem da EJA, na contemporaneidade (formação dos professores, práticas inovadoras, uso de novas tecnologias e currículo). O autor também apresenta um diagnóstico sobre a Evasão escolar em rede estadual na Educação de Jovens e Adultos(EJA): condições de vida nas camadas populares; inadequação da escola pública emlidar com esse público; docentes sem preparo e conhecimento sobre a realidade social dos educandos, fruto do abismo culturalexistente entre o professor e aluno. É uma dissertação bem estruturada e satisfatoriamente compatível com o Programa de Mestrado Profissional da Unimes. Parecer pela aprovação !