Carregando! Aguarde...
Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado
Janeiro a Junho / 2021
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
25/08/2022
06/10/2022
Deferido Sem Complementação
As disciplinas cursadas e a carga horária do curso estão em conformidade com o programa de Mestrado Profissional da Unimes. O trabalho apresentado investiga a relevância da Psicomotricidade na Educação Física Escolar e a inclusão de estudantes com deficiências. Com base em fundamentos teóricos associados aos desenvolvimentos da motricidade humanaanalisou-se a historicidade e aproximação entre a Educação Física e a Psicomotricidade. O objetivo foi a análise das práticas pedagógicas inclusivas utilizadas pelos professores nas aulas de Educação Física para atender as diferentes possibilidades para trabalhar com estudantes em situação de inclusão. A metodologia adotada foi de natureza descritiva, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo quatro professores de Educação Física da rede municipal de ensino público: dois atuam na Prefeitura Municipal de São Vicente-SP e dois na Prefeitura Municipal de Cubatão-SP que possuem em suas turmas pelo menos um estudante com deficiência. Os procedimentos para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário semiestruturado. A pesquisa ratificou o entendimento de que o componente curricular da Educação Física pode ser um instrumento para inclusão escolar, social e de contribuição para o desenvolvimento psicomotor dos estudantes.