A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO DA ARTE COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA APRENDIZAGEM teve como objetivo principal mostrar a importância e as contribuições do ensino da arte na vida escolar do educando. Apresentou como problema de pesquisa ¿ Verificar porque alguns alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (6° a 9° ano) chegam sem os defict de conhecimento básicos na disciplina de Arte?¿ A pesquisa foi realiza escolas públicas, municipais da rede Municipal de Olinda, localizadas no Alto da Conquista, Alto da Bondade, Alto Sol Nascente, Alto da Santa Casa e em Peixinhos. Segundo a pesquisadora, ¿A presente pesquisa foi realizada através de um estudo, partindo de uma angustia pessoal, uma vez, que ao se deparar com uma sala de aula e ao se perceber que os alunos que não tinham domínio (pré requisito) para a disciplina de artes, pois outrora ambos tiveram professores, pelo qual não se importavam/dominavam, em aumentar os conhecimentos dos seus alunos¿. A dissertação é organizada em três capítulos, um primeiro capítulo intitulado¿ A HISTÓRIA DO ENSINO DA ARTE: desenhos dos antepassados¿,o segundo capítulo A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA ARTE, o terceiro capítulo, PERCURSO METODOLÓGICO. O texto apresentado na dissertação é confuso, com inúmeros problemas de correção gramatical, sem coesão e coerência, como pode ser verificado em alguns trechos destacados: ¿Pensar a arte como disciplina curricular presente em tais modalidades do ensino. Para Vygotsky 1999, a arte e um meio de equilibrar o homem na sociedade como o mundo e nos momentos mais críticos e a mais importante concentração dos processos biológicos e sócios dos indivíduos e com as responsabilidades da vida. Ao desenvolver um trabalho individual tenta-se de um processo de construção de conceito sobre a educação artística, porém pode-se construir esse conceito através de certas experiências, que são desenvolvidas na sala de aula e também se podem revelar em consideração os trabalhos do professor