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Dados do Processo
CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
Estados Unidos
MASTER OF SCIENCE OF EDUCATION
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2021
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
12/08/2022
07/09/2022
Indeferido
A pesquisa apresentada discute, assim, o processo de inclusão alinhado a uma visão patologizante e propõe um papel ao professor de construção de olhar ¿clínico pedagógico que classifica e encaminham para especialistas os alunos que não conseguem alcançar os parâmetros estabelecidos pela escola, assim como os alunos que não possuem os comportamentos considerados normais ou esperados pela escola. É importante destacar que muitos dos comportamentos relatados na pesquisa, especialmente em crianças que frequentam a educação infantil, são comportamentos presentes no desenvolvimento nessa faixa etária por não terem ainda desenvolvido uma fala clara aos quatro anos de idade. A pesquisa apresentada não tem aderência com a linha de pesquisa Inclusão, diversidade e Práticas Docentes no Ensino Fundamental do PPG Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Unimes. Estamos alinhados como amplo debate entre os profissionais da saúde e educação contra a medicalização e patologização da educação e da sociedade. Fenômeno entendido como a transformação de questões de ordem social em biológica, na tentativa de encontrar no campo médico as causas e soluções para problemas de natureza social, econômica, política, educacional. A Educação tem sido gravemente afetada por estas concepções que atribuem a distúrbios, transtornos ou déficits as causas das dificuldades no processo de escolarização. Os absurdos índices, nem sempre comprovados, de diagnósticos de doenças de crianças e jovens têm sido responsáveis pelo aumento vertiginoso do consumo de fármacos, que são apresentados como solução para os problemas vividos na escola. Assim, a pesquisa apresentada não é compatível com a discussões e objetivos da linha de pesquisa do PPG e nem com a perspectiva ética de educação defendida pelo Programa. O parecer é pelo indeferimento .