O estudo teve como objetivo apreender as Representações Sociais de 22 docentes de matemática da rede municipal de Olinda/ PE face a ansiedade à matemática. A abordagem teórica gira em torno de autores que pesquisam as representações sociais, tendo como base Moscovici; a ansiedade à matemática, na perspectiva cognitiva, afetiva, conceitual e didática e o ensino da matemática. A autora realizou uma pesquisa de campo com os professores e alunos de matemática de uma escola da rede municipal de Olinda/PE a partir de brainstorming e do Teste de Livre Associação de Palavras a fim de levantar as palavras significativas em relação à ansiedade que os alunos têm em relação ao ensino da matemática, buscando compreender como as representações sociais destes estão relacionadas à AM. A análise do material aponta que um dos fatores que influencia para um bom desempenho do aluno na matemática é a relação afetiva que ele estabelece com o professor e com o conhecimento. Trata-se de uma pesquisa bem estruturada, com bons fundamentos teóricos e com uma metodologia de pesquisa bastante relevante para se entender como se dá AM e que papel desempenham as representações sociais nesta relação. Embora a pesquisa não possua um produto, oferece bons subsídios para o trabalho do professor de matemática na sua relação com abordagens críticas e fundamentalmente afetivas com os alunos. A pesquisa tem equivalência com as que são desenvolvidas no Programa de Mestrado Práticas Docentes no Ensino Fundamental. Ressalve-se que embora a pesquisa seja feita com seres humanos e haja aprovação da escola para a realização da mesma, esta não passou como comité de ética em pesquisa.