Carregando! Aguarde...
Dados do Processo
CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
Estados Unidos
MASTER OF SCIENCE OF EDUCATION
Pós-Graduação - Mestrado
Janeiro a Junho / 2021
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
25/10/2022
12/12/2022
Deferido Sem Complementação
A pesquisa intitulada ¿SUBJETIVIDADES DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS¿ foi realizada em duas instituições: o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), Professor Febrônio Tancredo de Oliveira o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente ¿ CAIC atendendo crianças de 04 (quatro) meses a 05 (cinco) anos na Educação Infantil, distribuídas nos períodos matutino, vespertino e integral, com a oferta do ensino fundamental (1º ao 9º anos), com um total de 42 (quarenta e duas) turmas. No período noturno, funcionam as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nível I e II,e o Grupo Escolar Najla Carone Guedert. Ambas estão localizadas no munícipio de Palhoça/SC. A pesquisadora apresenta como problema de pesquisa ¿quais e como as dimensões subjetivas (sentimentos) aparecem na relação pedagógica com os alunos das séries iniciais, identificando, sobretudo, sua contribuição ou não para os processos de ensino no universo educacional e nas relações estabelecidas e construídas?¿ A pesquisadora opta pela pesquisa qualitativa do tipo de estudo de caso de abordagem etnográfica, utilizando como instrumentos da pesquisa, questionário semiestruturado. A pesquisadora justifica a opção pela abordagem qualitativa, que permite ao pesquisador compreender e interpretar as informações que surgem nas entrevistas principalmente por analisar nesta pesquisa aspectos subjetivos. A pesquisadora faz opção por usar o método histórico-dialético, que é empregado em pesquisa qualitativa e que permite a interpretação dinâmica da realidade considerando que os s fatos não podem ser relevados fora de um contexto social, político econômico. A pesquisa está bem estruturada, trabalha com referencial teórico relevante para tipo de pesquisa proposta, semelhante ao que utilizamos em nosso Mestrado e chega a conclusões importantes sobre o professor, seu processo de subjetivação e as repercussões nos processos de ensino-aprendizagem de seus alunos.