Discussão: O objetivo do trabalho foi realizar uma pesquisa em uma creche, uma escola infantil, uma escola de ensino fundamental (que tem EJA) e junto à secretaria da educação do município de Bom Jardim ¿ PE, a respeito do aporte ao material pedagógico para o bom desempenho dos alunos nas instituições de ensino pesuisadas. Para a efetivação da pesquisa, foram aplicados questionários a 12 integrantes voluntários destas instituições: 01 (um) educador da Creche; 01 (um) da Educação Infantil; 02 (dois) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 01 (um) educador dos Anos Finais do Ensino Fundamental e 01 (um) da Educação de Jovens e Adultos (EJA); 03 (três) gestores escolares, das respectivas instituições de ensino; 03 (três) funcionários da Secretaria de Educação do município de Bom Jardim. A autora, que é gestora, destaca quetanto do ponto de vista de vários teóricos pesquisados quanto da legislação nacional, como a LDBN 9394/96, o FUNDEB e outros organismos, é determinante a necessidade de atendimento ao educando no que tange ao material didático-escolar, porém constata, na pesquisa, que apesar de a secretaria da educação do município dizer que escolas e regularmente repõe novos materiais, isto não acontece, sendo os professores que, dentro das suas limitações, produzem o material utilizado nas escolas, ¿havendo uma necessidade abrangente de se investir no aprimoramento e planejamento de subsídios pedagógicos que incitem o imaginário dos discentes, estejam atrelados a sua faixa etária e currículo escolar¿. A pesquisa, embora não enfoque com mais clareza a importância da própria escola desenvolver seus próprios materiais pedagógicos dentro da perspectivas de seus PPPs para não depender de materiais definidos por instâncias exteriores à escola, levanta importante questões coerentes com as pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental, fazendo uso teórico de autores e legislações também discutidos em nosso P