A pesquisa teve como objetivo analisar a capoeira a partir de um viés pedagógico e lúdico em uma escola de ensino fundamental II. Foi realizado uma pesquisa bibliográfica e documental, bem como um estudo de campo, com abordagem qualitativa, baseada em Trivinos, Bardin e Gil, em uma escola do ensino fundamental II, no bairro do Jordão, Recife, PE. Os sujeitos de pesquisa foram 4 alunos, 1 gestor, 1 professor de capoeira e 7 professores dessa escola que lecionam com os adolescentes do projeto de capoeira nesse espaço escolar. O instrumento de pesquisa foi um questionário semiestruturado aplicado a todos os sujeitos. Os resultados da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica, conforme a pesquisadora, confirmaram a hipótese que foram formuladas de que a capoeira em seus movimentos proporcionam ambientes prazerosos e, realmente, dialogam como as disciplinas do currículo escolar. Por ser praticada em grupo foi constatada sua importância para a sociabilidade dos seus discípulos. Como uma prática que mantém em sua fundamentação no diálogo corporal confirmou-se que ela é por natureza uma atividade que contribui para o desenvolvimento da consciência corporal do alunado, além de ter se mostrado como um instrumento lúdico que contribui para a formação da identidade dos capoeirista, visto que ela estar imbricada com os movimentos históricos e culturais que edificaram esse país. Embora a dissertação contenha vários problemas de correção gramatical e alguns problemas metodológicos, como atribuir os resultados da pesquisa de campo ao que foi pesquisado na pesquisa bibliográfica, o que gera um ciclo vicioso, a temática pesquisada é relevante para a educação, o tipo de pesquisa é coerente com aquele realizado em nosso Programa, havendo também um vínculo estreito entre a bibliografia com que trabalhamos e a que foi trabalhada na pesquisa.