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Dados do Processo
CHRISTIAN BUSINESS SCHOOL
Estados Unidos
MASTER OF SCIENCE OF EDUCATION
Pós-Graduação - Mestrado Profissional
Janeiro a Junho / 2019
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
16/12/2022
23/02/2023
Deferido Sem Complementação
O trabalho apresentado tem como objetivo ¿Apresentar um protocolo de ações preventivas e intervencionistas, com base na Terapia Cognitivo Comportamental, em casos de estresse ocupacional e Síndrome de Burnout em professores. A pesquisa foi realizada em seis escolas públicas do município de Olinda, as mesmas encontradas na Pesquisa de Ferreira (2016), em que a autora se baseia: Escola Maria Advíncula, Escola Coronel José Domingos, Escola Izaulina de Castro, Escola Alberto Torres, Escola Professor Wilson de Souza e Escola Claudino Leal. A pesquisa foi realizada com 36 professores das 6 escolas públicas do município de Olinda. A pesquisadora afirma que esse trabalho é uma sequência do estudo da Dissertação de mestrado ¿A Síndrome de Burnout em professores de escolas públicas de Olinda/PE¿, de Rosemary Ferreira (2016). Tal continuidade, com base nos achados da referida pesquisa, deu-se através de novos dados coletados, que permitiram a elaboração de um Projeto de Intervenção, aprofundando o diagnóstico com base na Terapia Cognitivo Comportamental. O trabalho apresenta definições de vários autores sobre a Síndrome de Burnout e a partir das definições, a pesquisadora realizou análise do ambiente educacional, observando as dificuldades que o professor enfrenta na atualidade no exercício da docência, atreladas às precárias condições de trabalho. Foi possível perceber o mal-estar e sofrimento dos professores, o que pode desencadear adoecimento físico e mental, que poderá comprometer a atividade laborativa dos mesmos. A partir de levantamento de diversas pesquisas já realizadas que apontam as causas do adoecimento docente, a pesquisadora propõe o desenvolvimento de um projeto chamado Colabore a ser desenvolvido nas escolas em forma de oficinas que focará em intervenções na prevenção e enfrentamento da Síndrome de Burnout em professores das escolas públicas do município de Olinda pautadas na Terapia Cognitivo Comportamental com o envolvimento das áreas de Educação