A pesquisa busca entender se se é possível, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, que a prática pedagógica do educador seja ressignificada devido ao tempo de atuação desse profissional neste ambiente, mesmo que o educador não tenha formação adequada para isso. A investigação, assim, teve como intuito identificar se ao longo da atuação do educador, nesse ambiente, aspectos essenciais da EJA foram construídos e incorporados a sua formação e se essa incorporação pode interferir na ressignificação da prática pedagógica dos educadores da EJA. Trata-se de um estudo transversal, baseado em uma abordagem qualitativa, realizado na Escola Municipal Imaculada Conceição ¿ Camaragibe-PE, tendo como sujeitos oito (8) estudantes da EJA ¿ anos iniciais e seis (6) professoras atuantes nessa modalidade de ensino e uma Coordenadora Pedagógica e tendo sido utilizados como instrumentos de pesquisa a entrevista semiestruturada para alunos e questionário para os professores. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. De acordo com a pesquisadora, ¿foi possível inferir¿ que os alunos se evadem por fatores já apontaditeratura, bem domo que fatores fundamentalmente ligados à EJA, ser um educador aberto ao diálogo, incentivar a educação popular em sala e ter clareza acerca do que é a EJA, em relação ao seu objetivo e como esses podem ser concretizados, são aspectos adquiridos na prática diária com estudantes e com seus pares e ligados ao tempo de atuação dos professores na EJA. A pesquisa apresenta vários problemas metodológicos como tirar conclusões inferenciais quando devia se basear nos dados obtidos, fazer perguntas não muito ajustadas ao problema e principalmente não ter foco, já que no resumo e introdução a pesquisadora destaca a não formação dos professores com o tempo de docência, o que não acontece na análise dos dados e nas considerações finais, bem como destacar a evasão de alunos do EJA,