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Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado Profissional
Julho a Dezembro / 2021
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
13/12/2022
20/03/2023
Deferido Sem Complementação
A pesquisa apresentada com o título ¿O plano de ação dos candidatos a gestores e sua consonância com os demais documentos normativos no estado do Paraná: estudo de caso¿ teve como foco analisar a Proposta de Plano de Ação da Chapa (nomenclatura apresentada nos documentos da SEED) como requisito à candidatura do Gestor Educacional no Estado do Paraná, documento de caráter obrigatório está previsto na Resolução N.º 3373/2015 ¿ GS/SEED. Nesse documento o candidato expõe sua proposta a partir de dimensões que a Secretaria adota e deve aborda as diversas dimensões que envolvem a função: gestão escolar democrática; prática pedagógica; avaliação; acesso, permanência e sucesso na escola; ambiente educativo e formação dos profissionais da escola, bem como a forma do candidato a gestor articular os diversos documentos que devem embasar legalmente a proposta de Plano de Ação. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, baseada no estudo e análise de documentos escolares, nos questionamentos e reflexões sobre diretores, coordenadores e professores e sobre como a escola em questão está lidando com o ensino e aprendizagem. A pesquisa demonstra que há uma falta de clareza e entendimento do candidato no momento de elaborar o plano de ação, conforme propõem os documentos oficiais , e em relação ao atendimento a todas as dimensões visando a Gestão Democrática e as outras dimensões que derivam dessa perspectiva. Além disso, a pesquisa aponta para a falta de conhecimento e entendimento do candidato sobre o que seria uma meta e o que seria um plano de ação no momento da elaboração deste. As consequências disso, foram observadas na escola pesquisada, em que o candidato eleito não efetiva em suas práticas na gestão da escola os princípios da gestão democrática com ações que pudessem envolver a participação coletiva e a participação da comunidade, assim como com as aprendizagens dos estudantes. O estudo apresentado tem consonância com as pesquisas realizadas no Programa .