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Dados do Processo
LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL - UNILOGOS
Estados Unidos
MASTER OF EDUCATION - M. ED.
Pós-Graduação - Mestrado Profissional
Janeiro a Junho / 2021
UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS
ENSINO
27/06/2023
21/09/2023
Deferido Sem Complementação
O objetivo da dissertação é identificar a influência das políticas públicas, do estilo de gestão, da remuneração, das condições de trabalho, da estabilidade, da satisfação e dos fatores sociais no absenteísmo docente. Trata-se fundamentalmente de uma pesquisa de cunho bibliográfico em que a autora percorre a literatura buscando dados sobre o absenteísmo nas escolas. A ênfase da pesquisa recai sobre os aspectos de saúde e os relativos às políticas públicas com ênfase na precarização do trabalho docente. Embora a pesquisadora ressalte que além de bibliográfica a pesquisa é também observacional, isto não se evidencia da dissertação. Fundamentalmente, todos os capítulos da dissertação se propõem a analisar teoricamente causas, efeitos e os mais variados tipos de absenteísmo escolar e seus desdobramentos na educação. Por esta razão, o texto é muitas vezes repetitivo. Somente nas considerações finais a autora faz algum tipo de proposta para minorar os efeitos do absenteísmo na escola, o que poderia ter sido feito ao longo da pesquisa a partir, por exemplo, de análise de dados obtidos concretamente na escola onde atua ou outras de seu entorno profissional. A despeito destas falhas metodológicas e da repetição de certas abordagens e ideias ao longo do texto, a dissertação traz similaridades com pesquisa realizada em nosso Programa de mestrado, principalmente a relacionada à linha de pesquisa voltada à gestão da escola. A bibliografia consultada é bastante relevante para o tema de pesquisa e contribui para uma reflexão sobre os problemas que giram em torno do absenteísmo na escola.