DEFERIDOO autor da dissertação não parte do estudo de uma escola em particular mas da realidade escolar vista de maneira abrangente. O trabalho historiciza a questão disciplina/indisciplina e traz uma boa discussão conceitual sob a ótica de vários teóricos, dentre eles: Amado (2004), Freire(1982), Libâneo (2000), Lindsey (1988), Perrenoud (2000), Luck (2006; 2011),Braslavsky (2004).O autor em sua pesquisa se propôs foi analisar a importância de uma açãointegrada: gestor, supervisor escolar e orientador educacional, como reforço para otrabalho integrado de toda equipe técnico-pedagógica, tanto em escolas da rede pública, quanto em escolas darede privada e tentar responder algumas questões: o que se entende porindisciplina? O que o gestor, o supervisor escolar e o orientador educacional podemfazer para ter controle perante situações de indisciplina? Como se desenvolve umtrabalho integrado de uma equipe pedagógica para a efetivação da gestão dosprocessos indisciplinares, formativos da escola?Para produzir valores, é preciso que eles existam. O alunado é carente detoda a realidade material que forma o bem estar social; carece tambémdos ¿valores¿ que este bem estar produz.É preciso que professor e equipepedagógica conheçam seus alunos, suas aflições, suas angústias. Percebam acondição humana dos educandos com suas falhas e erros.
A dissertação está de acordo com os parâmetros exigidos no Mestrado Profissional da UNIMES.