A solicitante apresentou os documentos comprobatórios de sua realização e conclusão de curso de Doctorado en la Ciencia da Educacion realizado na Faculdad Interamericana de Ciencias Sociales ¿ Paraguai, que foram analisados e considerados como `de acordo¿ com o solicitado no EDITAL N. 14/2023/PROACAD da Universidade de Passo Fundo. A tese apresentada para apreciação da comissão, pauta-se em analisar a importância da afetividade e das práticas pedagógicas de acordo com as concepções discentes em uma instituição de ensino superior frente aos desafios do ensino aprendizagem. Para tanto, apoia-se em discussões teóricas sobre afetividade e estabelece um desenho metodológicos a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando entrevistas e questionários para produção de dados. Salienta-se que a metodologia adotada é adequada e os dados encontrados são importantes. Contudo, embora o trabalho apresente elementos estruturais associados a uma tese, revela-se frágil em termos acadêmicos identificados com base nos seguintes pontos: problema de pesquisa com pouca consistência para dar sustentação a uma tese de doutorado e que se confirma na ausência da defesa de uma tese ao final da pesquisa; referencial teórico pautado em autores clássicos, porém com pouco aprofundamento, o que se revela fundamental em uma tese; análise de dados insuficiente diante da proposta de tese. Diante do exposto, a comissão emite parecer não favorável ao reconhecimento do diploma solicitado.
Acompanha-se o parecer da comissão e do relator, não favorável ao reconhecimento do diploma solicitado.