O trabalho apresentado com o título ANÁLISE MULTICAUSAL DO FENÔMENO DO ADOECIMENTO DO PROFESSOR DAS PRIMEIRAS LETRAS: ASPECTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS, realizado em três escolas da rede pública municipal de Olinda, apresentou como objetivo analisar as situações de mal-estar docente e os processos de adoecimento dos professores da educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental dessas escolas, destacando os fatores e condicionantes que mais contribuem para o surgimento desse fenômeno, no âmbito, físico, psicológico e social no exercício da profissão docente. As escolas escolhidas para a realização da pesquisa se deram pelo fato destas escolas apresentarem número elevado de afastamentos dos docentes por motivo de doenças no período de 2010 a 2015. Foram observadas na pesquisa as características desse grupo como faixa etária, gênero, tempo de serviço, segmento de ensino, estado de saúde, dentre outras. A pesquisadora entrevistou 32 professoras da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental com objetivo elencar os desconfortos causadores de doenças sentidos por professores das escolas. A autora da pesquisa constatou entre os professores entrevistados que a longa jornada de trabalho e a quantidade de atribuições que têm, inclusive fora da sala de aula e da escola, serem fatores desencadeantes de mal-estar, sofrimento e adoecimento físico, psicológico e por consequência social. Entre as professoras entrevistadas , a grande maioria reforça a necessidade de trabalhar em mais de um vínculo, às vezes até três, para suprir as necessidades básicas diárias das famílias. Apenas 9,4% trabalham em um só horário. Em função dos baixos salários, 81,25% das professoras trabalham até 40 horas semanais em duas redes e 9,38% mais de 40 horas semanais em três turnos. Os dados da pesquisa apresentados confirmam os dados obtidos que foram trazidos pelos diversos teóricos presentes no trabalho como responsáveis por desencadear o adoecimento do p