A pesquisa intitulada A prática educativa do AEE como interface entre inclusão e aprendizagem: estudo de caso de um estudante com TEA foi realizada em uma escola da Rede Municipal de Olinda e apresentou como objetivo demonstrar como a comunidade escolar e o Atendimento Educacional Especializado contribuem para a inclusão e o desenvolvimento da aprendizagem do estudante com TEA. Para tanto a pesquisadora adotou a pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, com ênfase em um estudo de caso de um estudante com TEA. Realizou levantamento de dados através da aplicação de questionários a equipe técnica e pedagógica (gestora, coordenadora, professora do regular e professora do AEE). A pesquisa realizada envolveu todos os atores da escola na discussão sobre a inclusão escolar e construiu uma proposta de como a comunidade escolar e o Atendimento Educacional Especializado contribuem para a inclusão e o desenvolvimento da aprendizagem do estudante com TEA. Na pesquisa foram discutidos o currículo e a prática pedagógica do professor AEE e de sala regular, o papel e visão da gestão escolar, a percepção dos pais, além da busca de subsídios para compreender as limitações e habilidades cognitivas, de linguagem e elaboração do pensamento pelo estudante autista a partir de um conjunto de autores que discutem a temática. A pesquisa demonstrou que a prática da professora do ensino regular mesmo não sendo especialista em educação dos estudantes com TEA não necessitou que alguém traduzisse a sua prática, foi apenas necessário conhecer o estudante, aproximar-se dele como se aproxima de qualquer outra criança, buscar meios e parcerias que atendessem as suas necessidades e possibilidades. A gestão terá um papel fundamental na formação da comunidade escolar inclusiva, de forma democrática e participativa, levando a tomada de decisões para mudanças e adequações físicas necessárias a prática inclusiva. A pesquisadora em suas considerações finais afirma que ¿Não desconsideramos que