Não há um delineamento claro sobre a tese que se pretende comprovar, aspecto que também se verifica ausente nas considerações finais. Os resultados da pesquisa não ficam evidentes no texto e menos ainda no resumo, que apresenta ao final uma ideia vaga, direcionada para outro possível objetivo no lugar dos resultados da pesquisa, fator de grande fragilidade para uma tese.
Não há especificação de quando foi feito o levantamento, de quantas pesquisas foram encontradas, da razão que norteou a escolha das pesquisas. Importante destacar que também não há clareza quanto à sistematização dos possíveis dados apresentados no sentido de explanar os resultados da análise documental, deixando esta parte da tese frágil e pouco compreendida. A maneira como discorre e finaliza as discussões não possibilita uma compreensão do objetivo, não há contrapontos e análises substanciais referentes ao que apresenta no texto e o que se pretende pesquisar. Ainda destacamos que a redação da tese não possibilita compreender a especificidade da análise de documentos e da análise do discurso, mostrando pouco aprofundamento do ponto de vista conceitual, da fundamentação, e da contribuição para a pesquisa.
Há problemas com a redação do texto da pesquisa. A pesquisa carece de consistência teórico-metodológica e de fundamentação para que seja validada como Pesquisa em Educação, além de não possuir interface coma educação escolar, Área de Concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação, e eixo norteador das pesquisas que são nele produzidas.