A pesquisa intitulada ¿A função desenvolvida pelo intérprete de Libras em sala de aula: Ensino Médio e Fundamental¿ tem o seguinte o objetivo, segundo o autor da pesquisa: ¿O estudo possue (sic) como objetivo pesquisar a existência deste assunto em livros que apresentam tal temática, abrangendo a trajétoria (sic) do tradutor, a legislação que apoia e fundamental (sic) tal profissão e estremarem (sic) escolas públicas os questionamentos dos professores referentes a tal profissão, através deperguntas elaboradas¿. O pesquisador afirma que ¿Também foi realizada uma pesquisa com surdos de diferentes localidades, idades, profissão, bem como a sua visão referente à sua inclusão ou não dentro de uma determinada instituição de ensino, seja ela particular ou pública. Da mesma maneira uma pesquisa elaborada com alguns professores docentes em diferentes instituições de ensino e com alguns intérpretes que atuantes em sala de aula¿. O trabalho apresentado informa, ainda, que ¿Utilizou-se como métodos de estudos para a relização deste trabalho e pesquisa: pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, que envolvem alunossurdos e docentes, professores e intérpretes de libras. Além da elaboração de um questionário para uma melhor análise da inclusão das LIBRAS dentro de algumas instituições de ensino, pública ou privada, ensino fundamental, médio ou superior, referente ao tema abordado e o discurso apresentado neste trabalho. A pesquisa baseia-se metodologicamente nos autores, com a pretenção de discussão de teorias, com dialógos e trocas de experiências vividas em sala de aula, entre os professores docentese professores intérpretes de Libras, assim como outros pertencentes ao ambiente escolar¿. O trabalho apresentado está dividido em nove capítulos com discussão sobre a temática proposta muito frágil e confusa. O mesmo ocorre com a metodologia e com a realização da pesquisa. O autor afirma de forma generalizada e confusa que entrevistou docentes de escolas públicas e particula