As disciplinas cursadas e a carga horária do curso estão em conformidade com o programa de Mestrado Profissional da Unimes. O estudo em questão tem como objetivo verificar a eficiência dos métodos de avaliação utilizados pelos professores do 6º ano na escola municipal Mário da Mota Limeira do Município Riacho das Almas ¿ PE. A dificuldade encontrada pelos professores no ato de avaliar seus alunos do 6º ano, motivou essa pesquisa realizada com professores do 3º ao 6º ano a partir de um questionário com perguntas subjetivas e objetivas. A autora apresenta de forma suscinta contextos e práticas de diferentes gerações da avaliação da aprendizagem a partir do Século XX. Com base nos dados analisados, a partir da avaliação da aprendizagem escolar dos professores, o objetivo foi pensar novos métodos na relação professor-aluno, que estimulassem a criatividade e o desempenho dos alunos, para a melhoria da aprendizagem. A pesquisa apontou ainda que, os professores percebem a necessidade de pensar métodos inovadores quanto à avaliação, mas sentem dificuldade em modificar o métodos habitual em sala de aula: o desenvolvimento do aluno ao longo do processo de ensino-aprendizagem não deve estar voltado exclusivamente à aprovação, à nota. A avaliação deve ser constante possibilitando o acompanhamento e o desenvolvimento do aluno, ajudando-o a superar as dificuldades. O educando deve participar da construção de seu próprio conhecimento auxiliado e acompanhado pelo professor.