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Dados do Processo
FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES
Paraguai
MAGÍSTE EN CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN
Pós-Graduação - Mestrado
Julho a Dezembro / 2022
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
SAÚDE COLETIVA
03/07/2023
27/07/2023
Indeferido
Durante todo o período do mestrado a candidata participou apenas de um mesmo tipo de evento, mudando somente as edições. Evento intitulado ¿Encontro Científico do Grupo Pesquisas & Publicações GPs de mestrandos e doutorandos da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais ¿ FICS, organizado pela própria instituição em que a requerente cursou o mestrado. Portanto, nota-se uma produção científica endógena, insuficiente e sem qualificação na área da saúde coletiva. Dentro do campo da saúde pública ou saúde coletiva não foi possível identificar quais campos (epidemiologia/política, gestão e planejamento em saúde/ciências humanas e sociais em saúde) se dá a contribuição da dissertação em tela. A dissertação não elucida e nem justifica o porquê da escolha do livro digital analisado no estudo. Desta forma, fica ausente a contextualização da relevância do seu conteúdo no ambiente acadêmico. Como por exemplo, o que diferencia esse recurso pedagógico dos demais? Afirma-se que a abordagem metodológica do trabalho é quanti/qualitativa. Porém, não há informação sobre como o recorte qualitativo e a análise de dados foram realizados. Bem como, não se identifica esse recorte na apresentação dos resultados e discussão da pesquisa. Em suma, não há informações sobre o desenho qualitativo da pesquisa. Destaca-se que no título e nos objetivos do trabalho não está explícito que a avaliação do livro será na perspectiva dos discentes. O título e o objetivo geral podem gerar uma interpretação ambígua de que o livro digital selecionado será avaliado por meio de uma pesquisa documental. As conclusões do estudo não apontam nenhuma contribuição para o campo da saúde coletiva ou saúde pública. A dissertação concentra-se na área de ensino, portanto, sugerimos que este trabalho seja direcionado para um Programa de PósGraduação que contemple esse escopo e/ou um PPG na área da educação. Considerando os autos do processo, INDEFERIMOS o pedido de revalidação de diploma estrangeiro da solicitante pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Estado do Amazonas. Salvo melhor juízo.